Uma das paixões da maioria das mulheres são os sapatos. Geralmente temos muitos pares e cada vez menos espaço. Por isso precisamos de criatividade para organizá-los e conservá-los sempre bonitos. Veja nossas dicas de como organizar sapatos!
Como organizar sapatos
Limpeza e conservação
- Se possÃvel, ao chegar em casa tire os sapatos e passe um pano úmido bem torcido na sola.
- Deixe-os em local arejado por pelo menos 12 horas antes de guardá-los.
- Não deixe os calçados expostos ao sol, pois alguns materiais podem manchar ou danificar.
- Para eliminar possÃveis odores, ao guardar os sapatos coloque dentro deles saquinhos de organza com bicarbonato de sódio. Lembrando que a trama do tecido deve ser mais fechadinha para não cair todo o pó dentro do sapato.
- Guarde-os sempre em local seco e arejado, pois a umidade de alguns ambientes pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias.
- Nunca coloque um sapato sobre outro, pois muitos materiais se deformam definitivamente.
Descarte
Antes de começar a organização, verifique se existe algum sapato que pode ser doado ou que precisa de conserto e providencie. Assim você abre espaço para guardar o que você realmente utiliza.
Organização dos sapatos
Separe por tipo: salto alto, sapatilhas, tênis, rasteirinhas, chinelos, etc.
Algumas pessoas têm sapateiras planejadas espaçosas, ou prateleiras nos armários destinadas aos sapatos, então é possÃvel organizá-los lado a lado, visualizando todos os pares.
Para maximizar o espaço na sapateira ou nas prateleiras, uma opção é organizar os sapatos lado a lado, com um pé virado para frente e outro para trás. Dessa forma é possÃvel acomodar um par a mais. Além disso, os saltos ficam visÃveis, facilitando a escolha do modelo desejado.
Uma outra opção para quem tem prateleiras profundas, é organizar colocando um pé na frente e outro atrás. Assim, visualiza-se todos os modelos na fileira da frente, e evita-se que algum par fique “perdido” no fundo da prateleira.
Botas
Se houver espaço, o ideal é que as botas sejam organizadas em pé. Para que o cano da bota fique estruturado e não deforme, uma alternativa é usar um pedaço de “espaguete de piscina” cortado do tamanho do cano da bota.
Uma outra opção são as caixas plásticas próprias para sapatos, que possuem pequenos furos que permitem que o calçado não fique abafado.
Rasteirinhas e chinelos
Rasteirinhas e chinelos podem ser guardados em caixas transparentes empilháveis, sola com sola, lado a lado. Uma outra opção para os chinelos é organizá-los em pé, em cestos.
Outras opções
Caso você não tenha um móvel especÃfico para os sapatos, ou não tenha espaço, uma alternativa são as sapateiras penduradas atrás da porta.
Outra opção são as sapateiras flexÃveis de TNT que podem ser colocadas embaixo da cama. Elas possuem uma tampa de plástico que protege os sapatos da poeira e ocupam um espaço que muitas vezes não é utilizado.
Existem também alguns modelos de sapateira giratória, que podem ser colocadas num cantinho do armário, caso você tenha espaço.
E você, tem alguma outra dica de como organizar sapatos? Conte pra gente aqui nos comentários!
Veja também nossas dicas de como organizar o guarda roupa ou closet clicando aqui.

Gostou? Compartilhe e deixe aqui seus comentários!
Oi, Viviane!!
Amei o seu post, principalmente a ideia do saquinho de organza com bicarbonato de sódio! Vou fazer em casa!
Beijinhos
Oi Fernanda!
Que bom que gostou, espero que essas dicas sejam muito úteis!
Obrigada pela visita e volte sempre!
Beijos!